Qual a diferença entre poema e poesia?

Certamente você já ouviu falar em poesia e em poema , e talvez já tenha se perguntado se há diferenças entre os dois termos ou se são simplesmente a mesma coisa.

De acordo com o dicionário Aurélio, poesia é a “Arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados”, ou seja, está ligada ao conteúdo, pode ser encontrada em narrativas literárias, como romances e novelas, no próprio poema, mas também pode estar presente como linguagem poética em obras que não utilizam a palavra como forma de expressão, como uma pintura ou uma fotografia.

Já o poema é definido como uma “Obra em verso ou não em que há poesia”. Apesar de não estar necessariamente em versos para ser um poema, geralmente ele vai ser encontrado dessa forma. Então, é comumente formalizado em versos, estrofes, com certos recursos da linguagem poética: ritmo, métrica, sonoridades, figuras de estilo e a linguagem poética. Para entender melhor, um verso refere-se a uma linha do poema; uma estrofe é composta por versos; as sonoridades são criadas a partir das rimas que as palavras formam que podem estar no meio ou final do poema.



                  
                     






















Confira o Poema: O AMOR na íntegra! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colegas de Domicílio

Quando passei a morar na minha atual residência, fui recebida sem muitas felicitações pela moradoras daqui. Atualmente, posso até afir...